• redacao@oespaco.com.br
  • (64) 33612 - 1550
image
2024-05-14 22:02:41

UniRV recebe palestra sobre Engenharia Genética de pesquisador da Embrapa

Na terça-feira, 23 de abril, a Universidade de Rio Verde – UniRV, recebeu o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Dr. Francisco José de Lima Aragão, que realizou uma palestra sobre o tema “Biologia Molecular Engenharia Genética”, apresentando projetos e pesquisas inovadoras na área de recursos genéticos e biotecnologia.
 A reunião contou com a presença de acadêmicos e professores dos cursos tradicionais e de Mestrado e foi mediada pelo Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Professor Dr. Carlos César Evangelista de Menezes. O encontro apresentou avanços significativos tanto para o âmbito agronômico quanto para a saúde humana, abrindo novas perspectivas e possibilidades para o futuro da ciência e tecnologia no Brasil.
 Na área agronômica, Dr. Francisco Aragão apresentou estudos dos laboratórios sobre a modificação genética de culturas agrícolas, visando aumentar a produtividade e a resistência das plantas a pragas e doenças. Alguns dos projetos mais destacados foram a criação de variedades de tomates que são mais resistentes a insetos e feijões resistentes ao mosaico dourado.
 No que diz respeito à saúde humana, Dr. Francisco Aragão apresentou pesquisas promissoras no desenvolvimento de tratamentos. Um dos exemplos foi o uso de órgãos de outros animais, como o porco, em transplantes humanos. O pesquisador explicou que nesses casos o órgão é modificado para impedir a rejeição.
 Diante dessas apresentações inspiradoras, a UniRV reconhece o uso da engenharia genética como uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento sustentável, tanto na agricultura quanto na saúde humana. Esta colaboração demonstra o potencial transformador da pesquisa científica e tecnológica, abrindo caminho para um futuro mais próspero e saudável para todos.