
2022-07-12 22:42:00
Colheita do milho safrinha já começou em Goiás
A expectativa da Conab é de colher 88 milhões de toneladas do grão
A colheita do milho safrinha já começou em todo estado. Aqueles produtores que semearam o grão entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro já começaram o trabalho nas lavouras. A expectativa para essa safra é melhor que no ano passado.
De acordo com a CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, essa safra do milho no Brasil deve ter um aumento de 45%, isso se comparado ao mesmo período do ano passado. Um crescimento de aproximadamente 30 milhões de toneladas.
Mas muitos produtores estão preocupados com a produtividade, isso porque faltou chuva em Goiás, justamente na fase de enchimento dos grãos e pode comprometer a produção. A previsão de alguns produtores era de ter uma produtividade de até 120 sacas por hectare, mas a expectativa é de 70, 80 sacas por hectares. Apesar dos números, o estado deve produzir cerca de 9 milhões de toneladas do grão. Se não fossem as questões climáticas, os números apresentados pela Conab poderiam ser ainda melhores.
O município de Rio Verde é considerado um dos maiores produtores de grãos do país. Só esse ano deve produzir cerca de 3 milhões de toneladas de milho. O valor da saca está saindo hoje, dependendo da região, por até R $86,00 reais a saca de 60 quilos.
A colheita do milho safrinha deve terminar em Agosto, depois disso, segue o vazio sanitário, período em que fica proibido manter plantas vivas nas lavouras para evitar pragas e doenças como a ferrugem asiática.