• redacao@oespaco.com.br
  • (64) 33612 - 1550
image
2024-04-17 21:47:24

O Adeus a Evânio Silva

10/02/1955 a 22/03/2024

Evânio da Silva Costa nascido 10/02/1955, na região conhecida como Douradinho, município de Rio Verde, Goiás. Casado com Maria Lúcia Barrachi. Evânio funcionário público, liderança política, vereador eleito em 1992, vice-prefeito de Rio Verde de 2001 a 2004, no dia 22 de março de 2024, veio a falecer vítima de câncer

Evânio sempre foi um católico de muita devoção e na juventude sempre esteve extremamente ligado aos eventos da igreja.


Pelos idos do início dos anos 80, foi um dos cofundadores da comunidade de jovens JUBA  “ Jovens Unidos Buscando Amor” da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Por influência dessa unidade pioneira, logo no entorno em outras capelas surgiram outros grupos de jovens com a mesma proposta. Apareceu então um vigoroso movimento da juventude católica na cidade e região.


Estes movimentos foram influenciados pelas CSBs Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica que, teve como referência o concílio de Puebla no México, onde tomou força a enfática tese da teologia da libertação. Essa teoria pregava a necessidade de a igreja intervir e participar não tão somente da vida espiritual da comunidade, bem como também social e política.


 Evânio surgiu como liderança católica com a temática transformadora da juventude da época. Desta feita para a vida política foi uma transição inevitável.


 Entrou na política sendo um dos fundadores do PT, participou do primeiro diretório. Entretanto por lá ficou por pouco tempo. Tempos depois filiou se ao PMDB onde ficou boa parte da vida. No PMDB nos anos 80 ajudou a organizar o PMDB jovem por todo o Estado de Goiás, época que surgiu um jovem líder: Marconi Pirilo que anos depois virou Deputado Estadual, Federal, Governador e Senador de Goiás.  Foi Evânio que patrocinou a vinda de Marconi em Rio Verde pela primeira vez, organizou uma rede de apoio na cidade que ajudou Marconi em sua primeira candidatura de Deputado Estadual.


Evânio pelo MDB foi candidato a vereador pela vez primeira nos anos 80, não obteve sucesso. Continuou sua atuação e em 1992 se elegeu vereador com uma expressiva votação. Durante o mandato teve uma atuação de oposição contundente contra tudo que entedia ser incompatível com a coisa pública. Sua atuação foi em defesa do funcionalismo e pelo zelo com a coisa pública.
Sua atuação como vereador foi tão contundente que, durante este período possibilitou a criação do Sindicato dos funcionários públicos municipais. Essa luta se estendeu por anos e anos dentro da estrutura do serviço público.


Evânio tentou se reeleger, mas apesar da boa atuação como parlamentar, não conseguiu este feito.
 Evânio foi funcionário de carreira da SANEAGO empresa pública de Saneamento de Goiás. Após perder a reeleição retornou ao órgão. Dentro da empresa ocupou por vários anos cargo de direção regional, exercendo essa função pública, mas não afastando da atividade política.


Sempre atuando junto aos movimentos sociais, ajudando e procurando contribuir em sua organização. Jamais ficou inativo politicamente, sempre atuante e presente nas questões sociais da comunidade.


 No ano de 2000, a convite de Marconi Pirillo Evânio troca o MDB pelo PSDB.
Os tucanos combalidos e fragilizados por sucessivas derrotas no município, abre espaço para Evânio e um grupo de companheiros oriundos do MDB e outras vertentes migrarem para o PSDB.
Com toda essa movimentação, Evânio construiu uma aliança improvável. O antológico líder ruralista Paulo Roberto Cunha fundador da COMIGO, e Evânio Silva se juntaram em uma aliança para governar Rio Verde até 2024. Evânio então foi indicado e posteriormente eleito vice-prefeito de PRC. Assumindo se torna Secretário de Ação Urbana. Um fato interessante, foi que PRC durante o mandato teve que se afastar por 45 dias para tratamento de saúde. Evânio assumiu e nestes poucos dias à frente do executivo municipal fez várias ações com resultados imediatos.


 Evânio como último ato de sua atividade política, foi candidato a Deputado Estadual obtendo expressiva votação por toda região, principalmente em Rio Verde.
Por fim, nos últimos anos recolhendo em sua aposentadoria política, não desenvolveu nenhuma atuação de expressão. O que ultimamente fazia era receber os amigos em sua casa para discutir sobre a conjuntura política, municipal, estadual e nacional.
Um apaixonado pela criação de pássaros bicudo e curió, era membro histórico da associação de criadores. Outra atividade de sua estreita ligação esportiva era o jogo de cartas de baralho, era praticante apaixonado dessa modalidade do jogo de truco. Ele era integrante do clube de jogadores de trucos de Rio Verde.


 Evânio um democrata apaixonado pela política, extremamente honesto e leal com seus correligionários e aliados.
 Fez da atividade política um espaço de transformação e construção de amizades por toda vida. Até mesmo teus adversários históricos, sempre lhe tratou com deferência e extremo respeito. 
Evânio da Silva Costa, passou pela história e fez história com toda sua intensidade de grande homem público. Um democrata que ajudou a construir um legado democrático em toda essência de liberdade pelos canteiros do tempo!
Por - Manoel Francisco