• redacao@oespaco.com.br
  • (64) 33612 - 1550
image
2019-03-16 08:58:00

Sessão especial emociona homenageadas pelo Dia da Mulher na Assembleia Legislativa

Sessão especial emociona homenageadas pelo Dia da Mulher na Assembleia Legislativa

     A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou, na noite de quinta-feira, 7, no Plenário Getulino Artiaga, a entrega da Comenda Chica Machado a mulheres que representam liderança política e social no estado de Goiás. A homenagem é uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março. A iniciativa foi do deputado Karlos Cabral (PDT). Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos a secretária de Estado da Economia, Cristiane Schmidt; secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréia Vulcanis; desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente; e promotora de Justiça Emeliana Rezende de Souza.
   Também fizeram parte da mesa a prefeita de Americano do Brasil, Suelí Queiroz; prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly da Silva; prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos Pires; prefeita de Diorama, Valeria Ferreira; presidente do Conselho Municipal da Mulher, Roberto Fernandes; escritora e professora Adélia Freitas; e a comandante de apoio logístico da PM, Vera Lúcia Vieira.

Discursos

    A primeira a falar na sessão solene foi a escritora Adélia Freitas, que contou quem foi Chica Machado. Segundo pesquisas da escritora, Chica Machado foi uma mulher negra, ex-escravizada que foi muito influente na região de Niquelândia por volta de 1750.
    “Negra cativa, era muito poderosa, tinha muito ouro e comprava e alforriava os negros. Ninguém casava ou comprava terra sem perguntar a Chica Machado. Ela tinha amigos fazendeiros na Bahia e na época da colheita.