• redacao@oespaco.com.br
  • (64) 33612 - 1550
image
2019-01-31 19:50:00

Governador e ministro da Infraestrutura visitam Rio Verde

Na primeira visita de um ministro do governo Bolsonaro, prefeito de Rio Verde leva reivindicações apresentadas por entidades

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, recebeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governador Ronaldo Caiado na quinta 17/01,  no Salão Nobre do Sindicato Rural de Rio Verde.

O governador Ronaldo Caiado chegou mais cedo e visitou as obras de multinacional em Rio Verde. Unidade de fabricação de embalagens metálicas para bebidas que será instalada na cidade é a primeira na região Centro-Oeste

     O governador Ronaldo Caiado e o vice Lincoln Tejota visitaram na manhã de quinta-feira 17/01, em Rio Verde, o canteiro de obras da Crown Embalagens Metálicas da Amazônia S/A, que está investindo cerca de R$ 350 milhões na instalação de uma fábrica, a primeira do Centro-Oeste. A estimativa é de que sejam gerados 600 empregos diretos e indiretos e comece a funcionar em novembro deste ano.
     Nesta primeira etapa está sendo construído um galpão de 30 mil m² com capacidade inicial para fabricação de 1 bilhão de latas por ano. “Nós temos convicção de que as nossas empresas vão atrair outros negócios para Rio Verde”, disse o presidente da Crown Embalagens, Wilmar Arinelli.
   O governador destacou que sua prioridade para a economia será a “desburocratização” das ações que envolvem as ações do Governo do Estado, “dando tranquilidade para que os empresários possam alavancar suas estruturas no Estado de Goiás”.
     O senador Wilder Morais (Progressistas) e futuro secretário de Indústria e Comércio, anunciou que “11 empresas virão para Goiás e outras 35 assinaram carta de intenção” para ampliarem seus negócios no Estado.

Crown Embalagens Metálicas

     Presente nos estados de São Paulo, Paraná, Piauí, Sergipe e Amazonas, a Crown Embalagens metálicas é uma empresa que produz embalagens para bebidas. A unidade de Rio Verde é a primeira no Centro-Oeste.
     A empresa é uma subsidiária da Crown Holdings Inc, que tem sede nos Estados Unidos, com 126 anos de história e presente em 40 países.
     O governador Ronaldo Caiado (DEM) cumpriu na quinta-feira, 17/01, agenda no município de Rio Verde acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
    Em entrevista coletiva à imprensa, Caiado evitou falar sobre o Regime de Recuperação Fiscal proposto pelo governo do Estado e analisado por uma comissão do Governo Federal “Vamos aguardar exatamente o retorno do ministro da Economia, Paulo Guedes. Eu estive com o ministro e o chefe do Tesouro Nacional e vamos aguardar a conclusão. Eles já visitaram Goiânia e a missão saberá fazer, relatar e apresentar o quadro”.
      Caiado voltou a ressaltar a difícil situação financeira do Estado e disse que o quadro é preocupante. No entanto, não se sabe se será suficiente par enquadrar Goiás no RRF.
“Que o quadro hoje é um quadro preocupante é indiscutível. É uma herança de R$ 3,4 bilhões no final de um orçamento”, finalizou.
     
Governador e Ministro da Infraestrutura vistoriam condições da BR-452

O governador Ronaldo Caiado e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas Infraestrutura vistoriaram as condições da Rodovia BR-452 (Rio Verde/Itumbiara) e participaram de reunião com produtores rurais de Rio Verde, para levantar prioridades de investimentos. Na ocasião, Caiado fez questão de ressaltar que sua administração está “cortando gastos, acabando com mordomias, ampliando a condição da segurança pública, com destaque para a vigilância das fronteiras do Estado, e atendendo as demandas da saúde”. O governo já cortou R$ 2,5 milhões em aluguéis de prédios públicos e 20% em gastos com pessoal.
     O ministro Tarcísio Gomes contou que o governador Ronaldo Caiado esteve em Brasília e entregou a ele um relatório sobre as condições das rodovias goianas, “o que despertou em nós a necessidade de trazer uma proposta para o plano de ataque do governador para a recuperação das rodovias federais que passam por Goiás, com concessões e os remanejamentos que estão sendo feitos nos ministérios para que o Governo Federal aja, imediatamente, “nos pontos mais críticos”.
     As principais reivindicações são: previsão para a efetivação da Ferrovia Norte-Sul, liberação de R$ 5 milhões já disponibilizados pela Sudeco para a construção do novo terminal de embarque do Aeroporto de Rio Verde; recuperação da BR-452 e duplicação; recuperação da BR-158; concessão da BR-060; Plataforma Multimodal em Rio Verde e melhorias da área urbana de Rio Verde, tais como viadutos, trevos, marginais e acessos; e duplicação do trecho da BR-060 entre Mineiros e Rondonópolis (MT). Questionado a respeito da possibilidade de duplicação da BR-452, o ministro respondeu que ainda não tem os recursos, “mas vamos atacar na recuperação da rodovia”.

Termo de Cooperação

     O governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, o presidente da Agetop, Ênio Caiado, e o prefeito Paulo do Vale (Rio Verde) assinaram o Termo de Cooperação para a recuperação de rodovias estaduais, tendo como testemunhas deputados (estaduais e federais) e senadores. “Em 10 dias vamos concluir a operação tapa-buracos em todas as rodovias estaduais que cortam a região de Rio Verde”, comemorou Ênio.
     “Eu tenho trabalhado 24 horas por dia e não sou homem de ficar chorando pelo leite derramado, eu sou homem de partir pra cima. Eu, como médico, como cirurgião, vou lutar todos os dias para que as pessoas tenham atendimento nos hospitais”, disse Caiado, ao descrever que recebeu o Governo do Estado depauperado. “Hoje, 82,99% dos recursos públicos são gastos com a estrutura do governo”, afirmou, ao defender as reformas pretendidas pelo Governo Federal, “necessárias para o desenvolvimento do País”.

Visita técnica às BRs 060 e 452

     Vistoria foi realizada com o governador Ronaldo Caiado nos trechos da BR-060, que liga Rio Verde, Jataí e Mineiros, e na BR-452, ligação entre o sul e o sudoeste do estado
Na quinta-feira (17/01), em visita ao estado de Goiás, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez uma vistoria técnica nos trechos da BR-060, que liga Rio Verde, Jataí e Mineiros, e na BR-452, ligação entre o sul e o sudoeste do estado. A agenda contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Leite dos Santos Filho.
     A BR-452 tem 196,9 quilômetros de extensão. Do km 0 ao km 83, os contratos de manutenção estão em análise pelo DNIT. Entre o km 83 ao 196,9, a autarquia está avaliando as propostas das empresas que participaram da licitação.
     Para o ministro, a situação das rodovias federais do estado de Goiás despertou a necessidade de o ministério fazer um exercício e trazer uma proposta para recuperação e manutenção dessas estradas.
     “Existe uma situação de falta de recursos que atinge todas as esferas de governo. Por isso, estou aqui apresentando o que vamos transferir para a iniciativa privada, por meio de concessões, e o que vamos fazer de remanejamento de recursos, dentro do orçamento, focando nos pontos mais críticos”, disse Freitas, que ressaltou que é preciso fazer a manutenção da BR-452.
     De acordo com o Índice de Condição da Manutenção (ICM) do DNIT, de 2018, 44% da malha rodoviária do estado foi considerada bom, outros 24% regular; 19% ruim e 12% como péssimo. O ICM tem como objetivo manter uma radiografia atualizada das condições da malha federal e utilizar as informações apuradas na tomada de decisões sobre investimentos como obras de implantação, pavimentação, duplicação e manutenção da malha.
     A visita do ministro ao estado foi acordada durante uma reunião com o governador, no dia 9 de janeiro, em Brasília (DF), quando Caiado tratou da restauração de vias estratégicas para o escoamento da produção agrícola do Estado. O governador busca alternativa para recuperar de forma emergencial parte da malha rodoviária goiana.
     Em Rio Verde, o ministro também participou de reuniões com lideranças industriais e produtores locais para tratar da infraestrutura federal no estado, além de demandas regionais. Na ocasião, Tarcísio falou que o leilão da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), será realizado no dia 28 de março, em São Paulo (SP), e convidou o governador para bater o martelo com ele na Bolsa de Valores (B3).
     Na visita estiveram presentes o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL), o deputado federal, José Mário Schreiner (DEM), o senador Luiz Carlos do Carmo (MDB), suplente de Caiado, e o senador Wilder Morais (DEM).