Home - Editorias - Saúde - Atividade física é tudo
Atividade física é tudo
Qui, 06 de Maio de 2021 18:28
Em entrevista exclusiva ao Jornal O Espaço, Rose Sousa, 42 anos, fala sobre o grave problema de saúde com transtorno de ansiedade que passou e conta sobre o grande benefício das atividades físicas
O Espaço – Como era sua vida antes de começar a fazer atividades físicas e ter passado por uma crise de ansiedade? Como é a ansiedade?

Rose Sousa – Bem... eu via a ansiedade como aquela expectativa de que algo iria acontecer, porém, na verdade, a ansiedade vai muito além do que simplesmente isso. Não é apenas o fato de você estar ansioso por algo que está para acontecer, a ansiedade tem também os aspectos físicos, como suores, tremores e falta de ar. Como ela varia de pessoa para pessoa, pode ocorrer também uma compulsão por alimentação e ela acaba se alimentando a todo e qualquer momento de forma repetida.

No início do tratamento, mesmo com o uso de medicamentos eu ainda me encontrava muito ansiosa, com sensação de morte eminente, batimentos cardíacos acelerados, os tremores e sudorese também tomavam conta de mim.

Quando a pandemia começou, tudo isso foi piorando aos poucos. Por quê? Porque entramos em outra realidade inesperada e de repente, muita gente ficou desesperada; veio o medo e você não sabia se você iria pegar o vírus e morrer ou mesmo alguém da família. Já faz mais de ano e ainda vemos pessoas perdendo a vida.

Muito focada na ansiedade, comecei a fazer caminhada e a correr; percebi que minha condição foi melhorando e a vida começou a voltar a uma certa normalidade. A decisão foi acertada, as caminhadas e corridas me ajudaram muito no meu tratamento, tanto, que hoje, pude reduzir muito a minha medicação, haja vista, que em alguns casos de transtornos de ansiedade não tem como parar com toda a medicação.

Hoje, depois de muito sofrimento, sou uma pessoa mais capaz de lidar com problemas e certas situações; os sintomas físicos e a ansiedade já não me afetam tanto. Posso dizer que hoje sou uma pessoa mais serena, e afirmo isso pelos resultados físicos, porque muitas pessoas buscam os exercícios físicos somente com a intenção de moldar o corpo, engrossar as pernas, ter uma barriguinha sarada e outras coisas, mas não, eles também melhoram e muito a sua saúde e mente em todos os aspectos, o que eu acho mais importante ainda, pois eu não consigo ver o corpo separado da mente, ou seja, saúde física e mental é o que precisamos.   

O Espaço – Qual é a sua rotina de caminhada?

Rose Sousa – Eu costumo caminhar e correr na Praça do Espelho D’água, principalmente, pela proximidade da minha casa; prefiro fazer isso às 6 da manhã. Eu já cheguei a correr mais de dezessete quilômetros; caminha cem metros e corre duzentos metros; costumo fazer essa sequência intercalando corridas e caminhadas. Hoje, eu padronizei em dez quilômetros diários, mas, muitas vezes eu não resisto e corro um pouco mais...

O Espaço – Então, você recomenda a atividade física para combater o estresse, a ansiedade e a depressão?

Rose Sousa – Com certeza! Como disse antes, principalmente, porque em alguns casos não existe possibilidade de se tratar apenas com medicação e, por outro lado, a medicação não é cem por cento do tratamento. Você precisa alinhar com a atividade física, não tem jeito.

Bookmark and Share
PUBLICIDADE
Copyright © 2010-2021 - Todos os direitos reservados à seus respectivos autores
Página Inicial
Editorias
Rio Verde
Jataí
Serviços
Previsões
Utilidade Pública
Classificados
Anuncie
Expediente
Contato