Home - Editorias - Política - Baldy mantém o protagonismo na política goiana
Baldy mantém o protagonismo na política goiana
Ter, 08 de Janeiro de 2019 08:43
Alexandre Baldy assume secretaria poderosa no governo de São Paulo, porém, mantém todos os meios para continuar exercendo grande influência em Goiás

     Ao assumir secretaria poderosa no governo de São Paulo, ex-ministro mantém todos os meios para continuar exercendo grande influência em Goiás

     Ex-ministro de Cidades, Alexandre Baldy (PP) mostrou o quanto é arrojado politicamente ao assumir a Secretaria de Transportes Metropolitanos do governo de João Doria, em São Paulo. Sua passagem de pouco mais de um ano pelo ministério é avaliada como uma das mais bem-sucedidas da gestão de Michel Temer.

     Esse arrojo, no entanto, poderia representar riscos ao seu protagonismo na política de Goiás, uma vez que a poderosa secretaria paulista teria pouca influência em seu Estado de origem. Trata-se, no entanto, de uma leitura apressada dos fatos. Mesmo dando expediente em São Paulo, Baldy assegurou todos os meios para continuar exercendo grande ascendência sobre as lideranças políticas e empresarias locais.

     O primeiro ponto a ser considerado é que Baldy continuará tendo muita força em Brasília. Seu braço direito na política, Adriano do Baldy, tem mandato de deputado federal e foi por sua articulação que o PP abrigou a candidatura vitoriosa de Vanderlan Cardoso ao Senado e a do deputado federal eleito Professor Alcides.
     
     Além disso, o ex-ministro é muito próximo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que caminha a passos largos para conquistar novamente a presidência da Câmara dos Deputados. Aliás, no final da semana passada, o chefe de Baldy, João Doria, também confirmou apoio à reeleição de Maia, acenando que o PSDB deve fazer o mesmo movimento. Essa sintonia favorece a interlocução do goiano com aquele que tem tudo para continuar comandando a pauta da Câmara.

     Na seara local, o meio político sabe que o trabalho de Baldy como presidente do PP fortaleceu a sigla. Além dos mandatos federais, o ex-ministro ainda tem em seu cacife a proximidade conquistada junto a dezenas de prefeitos por batalhar e conseguir verbas federais em um volume inédito para os municípios goianos.
Bookmark and Share
PUBLICIDADE
Copyright © 2010-2019 - Todos os direitos reservados à seus respectivos autores
Página Inicial
Editorias
Rio Verde
Jataí
Serviços
Previsões
Utilidade Pública
Classificados
Anuncie
Expediente
Contato