Home - Editorias - Esportes - Rio Verde revela atletas para equipes nacionais
Rio Verde revela atletas para equipes nacionais
Qui, 16 de Maio de 2019 08:00

“Aqui em Rio Verde temos o Independente, que tem aproveitado esses atletas para representarem Rio Verde nas competições e, já sabemos que tem atletas que saíram das nossas escolinhas e que estão no Cruzeiro de Belo Horizonte, no Grêmio, de Porto Alegre e na Ponte Preta, de Campinas. Isso, no futebol. Isso, fora as outras modalidades que também têm se destacado em nível nacional.” Pazotti, secretário de Esportes

Em entrevista exclusiva ao Jornal O Espaço, Fernando Cézar Pazotti, secretário de esporte de Rio Verde, fala sobre seu trabalho, com o apoio do Prefeito Paulo do Vale, frente a sua pasta

     O Espaço – Já é a segunda participação do senhor na administração pública de Rio Verde, como secretário de esportes. O que o senhor tem conseguido fazer pelo esporte no Município?
    Pazotti –
Sim... É  importante dizer que na primeira oportunidade que tive, de ser secretário de esporte, fui por apenas um ano, um prazo muito curto para se conseguir fazer projetos e desenvolvê-los, trazendo melhorias para o Município. Na verdade, somente nesta gestão do prefeito Paulo do Vale, é que conseguimos realizar alguns projetos, primeiro, por causa do tempo e em segundo lugar, porque o Prefeito nos dá condições de trabalho.
    Com isso, estamos desenvolvendo projetos de iniciação esportiva, dos quais já fazem parte mais de 4 mil crianças e adolescente com idades entre 6 e 17 anos, além do calendário de esportes, que é bem extenso e pesado, já que temos mais de 40 tipos de competições para serem disputadas no decorrer do ano, onde oferecemos oportunidades não apenas para as bases, que é a iniciação esportiva, que incentivam as nossas crianças a competirem, mas também para o público adulto, para quem também oferecemos várias modalidades, a exemplo do campeonato de futebol amador séries A, B e C, que tem um aglomerados de cerca de 500 jovens atletas envolvidos nas competições.
    Temos também o Mão na Bola, que é o vôlei, basquete e handebol, que podemos dizer, têm competições com o maior volume de atletas e equipes que participam, inclusive, que são reconhecidos pela federação de handebol, basquete e vôlei do Estado de Goiás, e aqui, recebemos equipes até de outros estados, a exemplo de Minas Gerais e Mato Groso, para competir conosco. O Esporte Clube Goiás tem nos prestigiado no basquete, nos eventos que temos promovido, aqui, com o Mão na Bola e em vários outros que oferecemos para o público adulto, como o futsal, o society, nas categorias livre, master e sênior, do qual fazem parte o pessoal com idades acima de 50 anos, de quem estamos lembrando na nossa gestão.
    Então, estamos fazendo um trabalho e temos que agradecer as condições que o Prefeito Paulo tem nos permitido trabalhar, relacionadas também às questões de materiais e ambiente físico e professorado, que são todos bancados pelo Município. Vale dizer que todos os professores são profissionais com especialização em suas áreas.

   O Espaço – No Clube Dona Gercina tem escolinhas infantis de iniciação esportiva. A administração e manutenção do Clube está ligada à Secretaria de Esportes?
    Pazotti –
Sim... É uma das principais praças de esportes do Município; a Secretaria de Esportes tem parte na gestão do Clube. Mas também temos lá dentro, uma escola do Município com cerca de 500 alunos, que nesse caso, está na gestão da Secretaria de Educação, além do Salão de Eventos, que está sob a gestão da Secretaria de Comunicação.

    O Espaço – Nós perguntamos porque na área das quadras, os banheiros estão muito danificados. Existe projeto de melhoria para aquelas áreas?
    Pazotti –
Temos o projeto de melhorias, que inclusive, vai para a licitação. Será feita uma reforma bastante ampla no salão de eventos, que faz parte do Complexo; já estamos com os projetos prontos. Fizemos também uma visita ao Parque Aquático, porque vamos fazer uma reforma no sistema de filtragem das bombas e filtros da piscina olímpica, que já está parada há mais ou  menos 8 anos, vamos voltar a utilizar aquela piscina; os quiosques e cabaninhas no entorno das piscinas já estão com projetos criados e serão licitados juntamente com a reforma do salão; os vestiários das piscinas também serão licitados em breve.
    Depois disso, o próximo a receber melhorias será o Ginásio de Esportes, que também tem necessidades.

    O Espaço – E sobre as escolinhas esportivas do Dona Gercina? Ainda não têm uma boa frequência. O que está faltando para melhorar nesse aspecto?
    Pazotti –
Hoje, em todos os nossos projetos esportivos, onde atendemos também até a terceira idade, tem mais de 4 mil participantes. Em especial, somente no Dona Gercina, atendemos mais de mil pessoas, desde a iniciação à natação, hidroginástica para o pessoal da terceira idade, há um tratamento para crianças especiais no parque aquático e, lá, também temos o futebol, o futsal, o vôlei e o handebol, academia para a terceira idade, karatê e ginástica rítmica. Agora, não somente lá, mas percebemos que também em outras praças da cidade, a comunidade poderia participar mais e, teríamos vagas para mais mil pessoas. Com o a reimplantação dos ginásios Heráclito Lima e Gerônimo Martins, teremos possibilidade de atender até cerca de 5.500 pessoas interessadas nas áreas esportivas.
   Na verdade, temos cobrado a participação através do pais; fizemos um trabalho junto a Secretaria de Comunicação mostrando e oferecendo as vagas de forma gratuita, com atendimento por profissionais das áreas e materiais de primeira linha, mesmo assim, a participação da sociedade não atinge o nosso limite.

    O Espaço – No início do governo houve uma demanda com o Estado, sobre o controle das áreas de esporte. Agora, foi devolvida para o Município. O que o Município pode fazer para melhorar a situação física dessas praças de esporte?
    Pazotti –
Então! Recebemos do Governador Ronaldo Caiado o repasse da responsabilidade sobre as praças de esportes, no mês passado e, a primeira ação nossa, até mesmo por questão de responsabilidade com o público, foi protocolar junto ao Corpo de Bombeiros uma solicitação de vistoria geral sobre essas praças, já que sabemos da necessidade de algumas melhorias e correções para dar mais segurança às pessoas nos locais. Estamos aguardando o resultado dessas vistorias para em seguida, encaminhar tudo para a secretaria de obras, que definirá os projetos para serem executados e oferecermos as melhorias para a comunidade.

   O Espaço – E com relação ao ginásio Heráclito Fernandes Lima, no Prolongamento do Jardim América? Quais ações serão tomadas, ali?
    Pazotti –
Olha! Não somente o Heráclito Lima como também o Gerônimo Martins, que também faz parte do projeto geral. A primeira vistoria feita pelos bombeiros foi no Mozart Veloso e acredito que na próxima semana eles conseguirão concluir as vistorias nos outros dois ginásios.
No Gerônimo Martins já estamos fazendo uma higienização, pois já estava abandonado há quase dois anos, sendo que os usuários de drogas estavam tomando conta do local, onde inclusive, soubemos que a pessoa que estava responsável por cuidar do Ginásio estava até cobrando para reservar horários de jogos para a comunidade, algo grave, pois isso significa que a população estava pagando para usar aqui que já é dela e, isso, na gestão do Prefeito Paulo não será tolerado de modo algum.
    Faremos lá, também, uma revisão geral na parte elétrica e hidráulica e, na próxima semana, já vamos utilizar o ginásio para a implantação dos projetos de iniciação esportiva e das competições da Secretaria.

     O Espaço – E sobre a quadra do Bairro Popular? Ela está inativa?
   Pazotti –
Aquela é uma quadra com metragens oficiais, mas, por questão de tempo sem utilização, usuários de drogas tomaram conta do local, mas, estamos resgatando agora com a chegada da guarda civil municipal armada e, já estamos com um projeto pronto para aquela praça. Dentro da revitalização da praça, aquela quadra vai se tornar em um ginásio fechado, com lances de arquibancada e vestiários, o que nos possibilitará fazer boa utilização daquele bem público.

    O Espaço – E o Estádio Mozart Veloso? Ele estará ainda este ano, em condições de sediar as competições do campeonato goiano?
    Pazotti –
Estamos aguardando o relatório de vistoria dos Bombeiros, porque queremos seguir todos os trâmites legais, sem atropelar prazos e, se dentro da legalidade, tivermos condições de liberar, será nossa obrigação, caso contrário, não. Vale lembrar que o campeonato começa em julho, portanto, muito próximo.

     O Espaço – No trabalho realizado nas categorias de sub 10, sub 17 e sub 20, até chegar ao profissional, tem surgido algum jovem que pode se tornar profissional?
    Pazotti –
Sobre isso, posso dizer que não somente no futebol, mas também nas categorias de base do handebol, na iniciação esportiva, nas escolinhas da Secretaria, os atletas que sobressaem passam a integrar equipes de dentro ou fora do Município, que disputam campeonatos goianos. Aqui em Rio Verde temos o Independente, que tem aproveitado esses atletas para representarem Rio Verde nas competições e, já sabemos que tem atletas que saíram das nossas escolinhas e que estão no Cruzeiro de Belo Horizonte, no Grêmio, de Porto Alegre e na Ponte Preta, de Campinas. Isso, no futebol.
     No handebol, temos dois ou três atletas daqui que no ano passado foram convocados duas vezes para a seleção brasileira, da categoria.
    Em 2017 nós resgatamos o handebol adulto, que tinha atletas disputando o campeonato goiano, jogando em cidades vizinhas, porque não tinham apoio aqui do Município. Já no governo Paulo do Vale, isso mudou e fomos autorizados a resgatar o handebol adulto, conseguimos nos classificar na liga nacional, fomos para Taubaté, em São Paulo, onde fomos classificados no sétimo lugar, entre os dez melhores do Brasil. Então, isso é trabalho e fruto do nosso trabalho a frente da Secretaria, isso, sem nenhum apoio do governo estadual, da administração anterior.

Bookmark and Share
PUBLICIDADE
Copyright © 2010-2020 - Todos os direitos reservados à seus respectivos autores
Página Inicial
Editorias
Rio Verde
Jataí
Serviços
Previsões
Utilidade Pública
Classificados
Anuncie
Expediente
Contato