Home - Editorias - Agronegócios - Tereza Cristina ouve cobranças e defende ampliação do seguro rural
Tereza Cristina ouve cobranças e defende ampliação do seguro rural
Seg, 15 de Abril de 2019 20:18
Avanços em infraestrutura e logística, aumento da segurança no campo, ampliação do crédito para o produtor rural e a necessidade urgente da aprovação da reforma da Previdência foram alguns dos temas que pontuaram os discursos durante a abertura da 18ª edição da Tecnoshow Comigo na segunda-feira 08/04, em Rio Verde (GO).
Discursos na abertura da Tecnoshow
    Comigo, Antonio Chavaglia, falou sobre as recentes perdas dos produtores rurais, que impõem dificuldades financeiras no acesso ao crédito. Dirigindo-se à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ele reclamou das altas taxas de juros para o pré-custeio da safra e pediu mais atenção ao setor do agronegócio.
    “Nem todo mundo tem condições de investir. Há uma parte do estado de Goiás, do Brasil em que houve perda de safra. As pessoas estão endividadas e não têm condições de pegar o crédito para investimento”, afirmou Antônio Chavaglia.
    Tereza Cristina apontou como solução a expansão do seguro rural, impulsionado pela subvenção das instituições financeiras. “Por que os bancos não aplicam nisso? Porque é uma atividade de risco e eles não querem colocar o dinheiro a juros compatíveis com a nossa atividade.” Ela assinalou que um seguro rural robusto teria um maior número de instituições aportando dinheiro no crédito, com juros mais apropriados ao agronegócio.
     A ministra acrescentou: “A nossa briga é muito maior para aumentar a subvenção do seguro do que ter esses R$ 220 bilhões [do Plano Agrícola e Pecuário). Isso não atende o agronegócio, é um terço do que precisamos, que é em torno de R$ 600 bilhões.” Segundo ela, o Plano Safra 2019/2020 será lançado em 1º de junho.
    O deputado federal e presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, cobrou do governo federal maior aporte de recursos para o fortalecimento do seguro rural.

Segurança no campo
    O governador Ronaldo Caiado disse que investirá em segurança no campo, por meio da ampliação do Programa Patrulha Rural. “Vamos fazer o georreferenciamento de todas as propriedades. Teremos um centro de controle em Goiânia para acionar as viaturas mais próximas e combater para o crime que está invadindo o setor rural. Vamos dar segurança ao produtor rural.”
    Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, falou sobre a necessidade de apoio dos produtores rurais para aprovar a reforma da Previdência. “Não é questão eleitoral. A conta não fecha. Estou pedindo que os 15 milhões de cooperados conversem com seus deputados, com seus senadores para que a gente acelere o passo da reforma.”

Infraestrutura precária
    “Trazer toda estrutura do Estado a Rio Verde é agradecer pelo que fazem por Goiás”, diz Caiado em sessão da Assembleia na Tecnoshow
    Durante o primeiro dia da 18ª Tecnoshow Comigo, na segunda-feira (08/04), o governador Ronaldo Caiado participou de sessão solene da Assembleia Legislativa, que, assim como o governo estadual, transferiu simbolicamente sua sede para Rio Verde. Em seu primeiro ato, o Poder Legislativo entregou o título de cidadão goiano ao empresário e agropecuarista paulista Adair Boldrin e homenageou, com certificado do mérito legislativo, várias personalidades que contribuíram para o crescimento do município e de Goiás.
     Ronaldo Caiado ressaltou a importância da transferência como gesto de reconhecimento à população de Rio Verde. “Trazer toda estrutura do Estado é dizer muito obrigado pelo que fazem pelo Estado”, afirmou. Segundo o governador, ao receber o projeto de lei que transformou o município em sede simbólica dos poderes Executivo e Legislativo, aprovado por unanimidade na Assembleia, não teve dúvida em promulgar a matéria. “No mesmo momento coloquei Goiás à disposição”. Caiado disse que a Tecnoshow é um evento que engrandece o Estado. “Aqui é pesquisa, tecnologia, produtividade. É trabalho! Aqui é para aprender, estudar e trabalhar 24 horas para sair com qualificação e levar o que se aprende para a propriedade rural”, garante.
    O governador parabenizou os homenageados da sessão solene e saudou os presentes sublinhando que todos ali vieram com um objetivo só: trabalhar para que Rio Verde continue sendo referência nacional no Agronegócio. “A Assembleia Legislativa representa toda a população de Goiás. Como tal, está credenciada a oferecer uma honraria. É uma distinção que vocês e seus familiares, amigos, funcionários, podem mostrar em sua trajetória de vida. É o respeito, reconhecimento daqueles que legislam em prol do nosso Estado de Goiás”, afirmou.
     O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, destacou que a Tecnoshow Comigo é uma das maiores feiras do Brasil e a maior do Centro-Oeste e nada mais justo que uma homenagem a Rio Verde, ao Sudoeste goiano “e ao celeiro e a pujança do agronegócio”. De acordo com o deputado, quando conversou com o governador – que sempre defendeu o setor produtivo – gostou da ideia. “É uma feira muito importante, com tantas tecnologias agrícolas. É uma homenagem a tanto produtores rurais que trabalham e produzem em benefício de Goiás e para alimentar o mundo”, reiterou.



Bookmark and Share
PUBLICIDADE
Copyright © 2010-2019 - Todos os direitos reservados à seus respectivos autores
Página Inicial
Editorias
Rio Verde
Jataí
Serviços
Previsões
Utilidade Pública
Classificados
Anuncie
Expediente
Contato